sexta-feira, 20 de julho de 2012

O lago que pegou fogo.

Você sabia que nos Estados Unidos, o Rio Cuyahoga, , que atravessa Cleveland, Ohio, em direção ao Lago Erie, pegou fogo, porque era muito poluído? E não foi apenas uma vez, existem registros de pelo menos 13 incêndios nesse rio. 

                                               




 O primeiro ocorreu em 1868, o maior deles em 1952 e enfim, com o incêndio de 1969, a atenção pública para o problema estimulou o chamado Movimento Ambientalista. Com isso, começou uma batalha para controlar a poluição em cursos de água levando assim à criação da "Clean Water Act" (Lei de água limpa) na Lei da Água Limpa década de 1970.

 Fotos: Google Image - info.abril.com.br ;
                                  - stevengoddard.wordpress.com e
                                  - http://pratie.blogspot.com.br

 Texto: Suzana T. Jácome

terça-feira, 19 de junho de 2012

DOCUMENTO DA RIO + 20

A avaliação da ONU sobre o documento da Rio+20, aprovado pelas delegações nesta terça-feira (19), é de que "todo mundo ficou um pouco infeliz, mas é um bom consenso", nas palavras do chefe de Comunicação do Secretariado da Rio+20, Nikhil Chandavarkar. Leia também: Documento da Rio+20 não prevê financiamento para desenvolvimento sustentável Sobre críticas da sociedade civil de que o documento é "fraco", Chandavarkar afirmou que este "é o papel da sociedade civil, o de criticar e nos lembrar dos problemas". Segundo ele, porém, o documento "é um marco para a ação e já apresenta muitas ações concretas". "Todo consenso é desse jeito, ninguém vai estar 100% feliz, todo mundo precisa ceder", afirma Chandavarkar. Entre os diplomatas e negociadores é comum dizer que uma decisão só será considerada boa quando todos saírem da sala, insatisfeitos. De alguma forma foi o que aconteceu nesta terça-feira. Saiba tudo sobre a Rio+20 Claudia Salerno, chefe da delegação da Venezuela, foi taxativa. “O documento é um reflexo de quão prontos estamos.” Claudia, no entanto, acredita que o documento sai fortalecido principalmente no que se refere à economia verde. “O modelo foi apresentado como uma ferramenta voluntária e soberana e não como uma imposição.” De acordo com Chandacarkar, as maiores reclamações e descontentamento vieram da União Europeia e dos países africanos, que desejavam ver o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) fortalecido e com o status elevado ao nível de agência especial. Mesmo assim, o ministro alemão do Meio Ambiente, Peter Altmaier, saiu da plenária em que foi aprovado o documento colocando panos quentes. “Basicamente é positivo. Esta proposta é a melhor que foi colocada à mesa.” Cláudio Moretti, da ONG ambientalista WWF-Brasil, afirma que o documento é um fracasso . “Ou reconhece conquistas do passado, ou joga decisões para o futuro.” TEXTO: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2012-06-19/para-onu-todo-mundo-ficou-um-pouco-infeliz-mas-e-um-bom-consenso.html

domingo, 3 de junho de 2012

WWF Brasil - Pesquisa mostra opinião dos brasileiros sobre a proposta de "novo código" florestal

WWF Brasil - Pesquisa mostra opinião dos brasileiros sobre a proposta de "novo código" florestal

Código Florestal - WWF-Brasil e SOS Florestas

WWF Brasil - Nota do Comitê Brasil pede veto total ao Código Florestal

WWF Brasil - Nota do Comitê Brasil pede veto total ao Código Florestal

WWF Brasil - Dia Mundial sem Carro: eu vou!

WWF Brasil - Dia Mundial sem Carro: eu vou!

WWF Brasil - Entidades civis e empresas se unem para combater a devastação ambiental e o trabalho escravo na produção de carvão vegetal

WWF Brasil - Entidades civis e empresas se unem para combater a devastação ambiental e o trabalho escravo na produção de carvão vegetal

WWF Brasil - Redescubra o Cerrado no metrô de São Paulo

WWF Brasil - Redescubra o Cerrado no metrô de São Paulo

WWF Brasil - Redescubra o Cerrado no metrô de São Paulo

WWF Brasil - Redescubra o Cerrado no metrô de São Paulo

sábado, 31 de março de 2012

Hora do Planeta 2012

A partir das 20h30 de sábado, pessoas de todo o mundo devem apagar as luzes de suas casas, empresas, monumentos públicos em um ato simbólico que marca a luta contra o aquecimento global. Idealizadora do movimento Hora do Planeta, a rede WWF pretende conscientizar a população sobre a necessidade de proteger os recursos naturais. "Nosso objetivo é fazer com que pessoas do mundo todo repensem o seu estilo de vida. Queremos que a participação vá além dessa hora, colocando em prática ações mais sustentáveis nas cidades, empresas e casas", afirma Regina Cavini, coordenadora da Hora do Planeta no Brasil.
Fique por dentro da Hora do Planeta 2012
Veja as transformações causadas pelo aquecimento global
Como cientistas esperam resfriar o planeta antes que seja tarde demais
Clima de A a Z: fique por dentro das discussões sobre o clima
Segundo ela, a expectativa deste ano é superar a meta de 2011, quando pelo menos um bilhão de pessoas em diversos países apagaram as luzes por uma hora. "No Brasil, tivemos a participação de 123 cidades. Para este ano, 125 municípios já nos confirmaram apoio". Cavini explica que 546 monumentos serão apagados por 60 minutos, entre eles o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Ponte Estaiada, em São Paulo, e o Senado Federal, em Brasília.
A Hora do Planeta surgiu em 2007, em Sydney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas desligaram as luzes para demonstrar apoio ao ato que chamava atenção para as mudanças climáticas do planeta. De acordo com Cavini, a ideia do "apagar das luzes" foi adotada porque é uma forma simples, viável em todo o mundo, de marcar a luta contra o aquecimento global. "Assim foi possível criar uma conexão global, unindo pessoas do mundo todo em torno da preocupação com o ambiente".



FONTE: http://noticias.terra.com.br/ciencia/hora-do-planeta/noticias/

domingo, 25 de março de 2012

LEROY MERLIN SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - Projeto Adote um Amigo

COMO EXEMPLO PARA TODAS AS EMPRESAS DO VALE DO PARAÍBA, A LEROY MERLIN ESTÁ MOSTRANDO SUA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NOS APOIANDO COM SUA PARCERIA COM O PROJETO ADOTE UM AMIGO. NOSSOS AGRADECIMENTOS À LEROY MERLIN E SEUS REPRESENTANTES POR SUA GRANDE COLABORAÇÃO COM A CAUSA ANIMAL. PRECISAMOS DE MAIS EMPRESAS CONSCIENTES COMO A LEROY MERLIN, EM NOSSA CIDADE.

Home - leroymerlin.com.br

Home - leroymerlin.com.br:

'via Blog this'

LEROY MERLIN SÃO JOSÉ DOS CAMPOS- Projeto Adote um Amigo - IEPA

Projeto Adote um Amigo - IEPA: "O IEPA NATUREZA VIVA AGRADECE TODO O APOIO E PARCERIA DA LEROY MERLIN -SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, E VEM PUBLICAMENTE EXPOR A PRECIOSA AJUDA DESSA EMPRESA AO NOSSO PROJETO "ADOTE UM AMIGO". A LEROY MERLIN, PRESTA UM GRANDE SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA E DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS, DISPONIBILIZANDO ESPAÇO PARA A REALIZAÇÃO DE NOSSAS FEIRAS DE DOAÇÕES DE ANIMAIS, TODOS OS FINS DE SEMANA. À LEROY MERLIN DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, O NOSSO RECONHECIMENTO E AGRADECIMENTO. EQUIPE IEPA - NATUREZA VIVA.


'via Blog this'

terça-feira, 13 de março de 2012

BIOMAS DE ALAGOAS : ÁRVORES DA REGIÃO : FRUTA - PÃO

Continuando nossa série de pesquisas sobre os Biomas de Alagoas, vamos falar de uma espécie de planta bem típica da região Nordeste e muito encontrada nesse Estado, a árvore do FRUTA-PÃO.
A árvore-do-pão ou fruta-pão é uma árvore frutífera, muito parecida com a Jaca .

Existem duas variedades dessa fruta:
1- A primeira delas, a seminifera conhecida como fruta-pão de caroço, apresenta fruto com sementes comestíveis e polpa não comestível; Sua polpa tem cor escura, em tom marrom e suas sementes podem ser preparadas como outras castanhas, assadas ou cozidas.
2- A outra variedade, a apyrena conhecida por fruta-pão de massa, é a mais conhecida. O fruto é grande e redondo como um melão chegando a pesar mais de 2kg, e sua casca verde amarelada apresentando saliências e polpa de cor amarelo escura, aromática e doce. Pode ser cozido ou assado e consumido como substituto do pão.





A fruta-pão também é uma árvore ornamental, de grande porte, e crescimentorápido, podendo alcançar 20 a 30 metros de altura Com flores amareladas, folhas muito bonitas, grandes, perenes e lobadas. Se for machucada, ela exsuda um látex leitoso que tem aplicações artesanais, para calafetação e como cola


Essa árvore é muito encontrada em pomares de quintais do litoral dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

TEXTO E FOTOS: SUZANA TAVARES JÁCOME PARA O IEPA - NATUREZA VIVA.

quinta-feira, 8 de março de 2012

ESPORTES PARA CURTIR O VERÃO - MERGULHO

Nada melhor do que um bom mergulho nas piscinas naturais que se formam quando a maré baixa nas diversas praias de alagoas, uma em especial é a praia de Paripueira, que é um município situado 27 Km ao norte da capital, Maceió. O que ela tem de especial? Todo o seu litoral está localizado na Costa dos Corais, com belas piscinas naturais e contando com uma das maiores concentrações de Recifes de Corais do Atlântico sul.
O bom mergulho nas 'galés', como também são conhecidas as piscinas naturais na região, exige também um certo pacto com a natureza. Escolher o período de marés mais baixas e o melhor horário é fundamental para garantir boa visibilidade e dispor de tempo nas piscinas.







Os turistas são levados até uma certa distância das galés, para o barco não danificar os arrecifes. As águas mornas, em torno de 26 graus e a recepção por cardumes de peixinhos que se aproximam das pessoas em busca de comida permite momentos agradáveis e cheios de surpresas ao nadar entre os corais, algas, ouriços, cardumes de pequenos peixes e tantos outros animais.
Os mergulhos com cilindro nas Piscinas Naturais de Paripueira é um passeio maravilhoso ao mundo subaquático, quando poderá interagir com a vida marinha deste local que é parte da segunda maior barreira de coral do mundo.
O Batismo com cilindro é conduzido por um instrutor por pessoa. É uma atividade segura e sem limite de idade, podendo ser feito à partir de 8 anos.
Outro tipo de mergulho indicado para a diversão de toda a família é o mergulho munido apenas com máscara e snorkel. E claro de lembrança só fotos e filmes.

TEXTO E FOTOS: SUZANA T. JÁCOME

LITORAL DE ALAGOAS - FOTOS

PRAIAS CHEIAS DE ALGAS E BELÍSSIMOS COQUEIRAIS





FOTOS: SUZANA T. JÁCOME

BIOMAS DO LITORAL DE ALAGOAS - RECIFES DE CORAIS

Os Recifes se distribuem pelo litoral de Alagoas com uma biodiversidade fantástica. Quando a maré baixa, é possível interagir nas águas calmas e transparentes,com a rica fauna marinha repleta de corais, esponjas, crustáceos, moluscos e peixes coloridos. São formados por organismos vivos que depositam seus esqueletos e estruturas calcárias em camadas sucessivas e formam estruturas dos corais, além de sua beleza, formam um dique natural.







FOTOS: PAPARAZZI

Muitos organismos vivem e utilizam os recifes como área de alimentação, refúgio e reprodução e o número de espécies existentes nesses ecossistemas chega a ser semelhante ao das florestas tropicais.

FOTO: SUZANA T. JÁCOME

FOTO: SUZANA T. JÁCOME

Os recifes de corais, além de formarem as belas piscinas naturais do mar nordestino, funcionam como habitat de várias espécies que dependem diretamente desse ecosssistema para sobreviver.
Peixes de várias espécies, o peixe-boi marinho, camarões, polvos, lagostas, corais, moluscos e algas, utilizam os recifes em várias fases de suas vidas.
Já os manguezais, funcionam como filtros naturais dos rios que levam para o mar sedimentos da erosão terrestre, sendo que na região, os recifes são locais de desova e berçário para cerca de 50% das espécies de peixes comercializados entre Pernambuco e Alagoas.


TEXTO: SUZANA TAVARES JÁCOME

LITORAL DE ALAGOAS

O Litoral alagoano possui cerca de 230km e está localizado na Região Nordeste do Brasil. Diferentes ecossistemas costeiros são típicos da região sendo os principais os recifes, as praias e estuários com manguezais.
Os recifes , praias e manguezais têm a influência direta do movimento das marés. O mesmo ocorre com a fauna e flora de espécies existentes nas regiões denominadas entremarés, onde periodicamente o local é inundado, ficando esses locais submersos por algum tempo.
No Litoral Norte, sete dos dez municípios fazem limite com o Oceano Atlântico. No local podemos observar muitos Recifes de Corais que ficam expostos quando a maré está baixa. E os manguezais se localizam principalmente na foz dos rios da região.
O Litoral Central, abrange onze municípios, incluindo a capital Maceió, onde encontram-se muitos recifes de corais, manguezais e praias.
Na área que corresponde ao Litoral Sudoeste, encontram-se as Lagoas Mundaú com seu canal de ligação com o mar e as Lagoas do Roteiro e a de Jequiá. Na área da costa as formações de recifes incluem os Recifes de Arenito, além dos Recifes de Corais.
Já no Litoral Sul, encontram-se apenas três municípios, sendo que dois deles são banhados também pelo rio São Francisco. Nessa área costeira os recifes se transformam em cordões de arenito e alguns recifes de corais.








TEXTO E FOTOS: SUZANA TAVARES JÁCOME PARA O IEPA - NATUREZA VIVA

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD ou, como é conhecida, Rio+20), que está sendo organizada conforme a Resolução 64/236 da Assembleia Geral (A/RES/64/236), ocorrerá no Brasil de 20 a 22 de junho de 2012.

A Rio+20 marca o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), realizada no Rio de Janeiro em 1992, e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), promovida em Joanesburgo em 2002. Com a presença de Chefes de Estado e de Governo ou outros representantes, a expectativa é de uma Conferência do mais alto nível.

Saiba mais sobre o contexto da Conferência em onu.org.br/rio20/sobre

FONTE: http://www.onu.org.br/rio20/

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

COMISSÃO OFICIAL DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DE PINHEIRINHO

No dia 04 de fevereiro de 2012, reuniram-se as entidades protetoras dos animais (CAV,IEPA e OPAR); protetores independentes (Marilu Godoi, Clarissa Cunha e Wellington) de São José dos Campos- SP e a ONG Cão Sem Dono (São Paulo-SP). Um dos pontos centrais da reunião foi a criação de uma comissão em defesa dos animais e prioritariamente os do Pinheirinho, que neste momento requer atenção especial. Essa será a página oficial dessa Comissão de Apoio.


http://www.facebook.com/groups/102349326559564/

NOVIDADES EM NOSSO BLOG

A partir de agora, começaremos uma série de artigos sobre Biomas do Brasil, onde teremos o prazer de apresentar a vocês uma variedade enorme de assuntos sobre nossa fauna e flora em outras regiões também. Começaremos essa série pelo estado de Alagoas, um dos mais ricos e mais belos lugares de nosso litoral Nordestino. Nesses artigos vocês conhecerão um pouco da incrível diversidade de plantas e animais, a geografia do local, lugares belíssimos para fazer ecoturismo e esportes de aventura muito comuns nesses locais. Conhecerão espécies marinhas comuns no local mas pouco conhecida pela população. Estaremos também compartilhando com vocês um rico acervo de fotos. Esperamos que curtam essa nova fase do nosso Blog, e em breve todo esse material estará disponível em nossa página da WEB, que virá com muita notícia e muita novidade para vocês.







TEXTO E FOTOS: SUZANA TAVARES JÁCOME PARA O IEPA - NATUREZA VIVA

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PROGRAMA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL - NOVA TEMPORADA

Uma ótima notícia, a partir de domingo, dia 05 de fevereiro de 2012, na Tv Canção Nova, começa a apresentar a nova temporada do Programa Preservação Ambiental.
O programa, que já faz bastante sucesso, vem aí com muita novidade. Muita informação, aventura, paisagens deslumbrantes. Enfim, tudo que você espera e merece de um programa sobre preservação do meio ambiente. O nosso Brasil sendo apresentado da melhor forma possível, através de um programa feito especialmente para quem ama a natureza.
No próximo DOMINGO às 7:30h e acesse também a página do facebook: FACEBOOK.COM/PRESERVACAOAMBIENTAL.

APELO PARA OS ANIMAIS DO PINHEIRINHO – SJC / SP

Infelizmente, mais uma vez os animais em São José dos Campos – SP foram vitimas de uma ação desorganizada e sem uma estratégia segura para os animais, com a desocupação da área do Pinheirinho nesta cidade.
O IEPA esteve presente no local desde o primeiro dia, dando todo o suporte e apoio a Polícia Militar Ambiental no recolhimento e encaminhamento dos animais silvestres, exóticos e domésticos que estavam na área. Infelizmente, mesmo com todo este apoio e também apoio de vários voluntários, a situação ainda é muito triste, pois após a ocupação, máquinas e tratores começaram a derrubar barracos e casas e muitos animais ficaram a deriva em um mar de entulhos e outros soterrados nos escombros, o que demonstra mais uma vez, irresponsabilidade, descaso e desrespeito a vida animal, tanto por parte da Prefeitura Municipal que deveria ter melhor planejado a situação dos animais como também o proprietário que retomou a área e que não solicitou uma atenção para com os animais.
São muitos os animais principalmente cães e gatos que estão sendo resgatados e que estão em casas de hospedeiros, canis improvisados ou ainda perdidos na área, mas que precisam urgente de medicamentos, rações e atendimentos veterinários e infelizmente tudo isso requer um custo alto.
Sendo assim, o IEPA vem através deste fazer um apelo a você, para ajudar no que for possível, seja na doação de rações, medicamentos ou dinheiro para cobrirmos as despesas com exames, cirurgias e veterinários.
O IEPA também esta cadastrando hospedeiros que possam ficar com os animais recolhidos até estarem saudáveis para serem encaminhados para doação. Caso você tenha interesse em hospedar os animais abandonados, entre em contato com o plantão do IEPA pelo Tel. (12) 9713-5794.
Para o recebimento das doações de rações e medicamentos, o IEPA em parceria com algumas clínicas, Pet-shops e empresas, montou em São José dos Campos – SP, 4 (quatro) postos de coletas sendo eles:

-CLÍNICA VETERINÁRIA DR. IVO ARTIOLI
END. Av. Cassiopéia, nº 94 jd. Satélite Tel. 3209-1669

- BOB PET
END: Av. Barão do Rio Branco nº 845 – Jd. Esplanada Tel. 3204-4877

- ANIMAL VALE CONSULTÓRIO VETERINÁRIO
END: Av. Dr. João Batista S. de Queiroz Jr. 1220 – Jd. Alvorada
Tel. 3934-9248

- LEROY MERLIN
END: Av. Andrômeda nº 100 – Jd. Satélite

Quem puder fazer a doação também em dinheiro é só fazer o depósito identificado na boca do caixa na conta abaixo, do IEPA:

BANCO BRADESCO
C.Corrente nº 383355-0
Agência nº 0225
EM NOME DE: Instituto Ecológico e de Proteção aos Animais

ATENÇÃO: AO FAZER O DEPÓSITO IDENTIFICADO COLOCAR NA FRENTE DO NOME AS LETRAS: PI ASSIM SABEREMOS QUE O DEPÓSITO SERÁ DESTINADO PARA OS ANIMAIS DO PINHEIRINHO.

Outra ação que o IEPA se propôs a fazer é cadastrar moradores do Pinheirinho que tinham animais e que buscam encontra-los. Para isso o IEPA fará um atendimento via telefone, solicitando do morador informações do animal, para assim tentar encontra-lo. Todo esse processo será muito bem avaliado na hora da entrega, visando verificar se a pessoa possui condições para cuidar do animal, além que buscaremos entregar castrado e passando todas as informações necessárias sobre a posse responsável

Agora precisamos muito de você, para ajudar esses animais que estão sofrendo muito e precisam de atendimento urgente. Divulgue esse e-mail a todas as pessoas que puder.

O IEPA continuará fazendo de tudo para proteger e salvar os animais e fazer com que algum dia não mais tenhamos que ver atos tão absurdos como esse.

Colocamo-nos a disposição no quer for preciso, no telefone de plantão (12) 9713-5794

Atenciosamente

Marcelo Godoy
Biólogo
Presidente do IEPA


IEPA
Instituto Ecológico e de Proteção aos Animais
São José dos Campos - SP
Tel. Plantão: (12) 9713-5794
www.iepa.org.br
www.amigosiepanaturezaviva.blogspot.com

sábado, 28 de janeiro de 2012

NOVIDADES DE MACEIÓ - ALAGOAS

OI PESSOAL, AGUARDEM MUITA NOVIDADE SOBRE NOSSA BIODIVERSIDADE, MUITAS FOTOS, PESQUISAS E MATERIAL EXCLUSIVO DO IEPA - NATUREZA VIVA PARA TODOS VOCÊS; MUITO SOBRE NOSSA REGIÃO NORDESTE, FAUNA E FLORA, BIOLOGIA MARINHA, CONVERSA COM O BIÓLOGO MARINHO, ALEXANDRE, QUE TRABALHA NAS ÁREAS DE PISCINAS DE CORAIS DE MACEIÓ, AL. É ISSO AÍ, O IEPA NATUREZA VIVA FAZENDO O MELHOR PARA QUE VOCÊ CURTA A BELEZA E DIVERSIDADE DA NOSSA FAUNA E FLORA. EM BREVE NO NOSSO BLOG.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

NOVA CAMPANHA DO WWF, MUITO CRIATIVA.

A organização ambientalista WWF lançou uma nova campanha publicitária na França na qual animais de espécies ameaçadas aparecem camuflados em uma floresta tropical.

O observador precisa encontrar os animais escondidos em meio à folhagem, como se fossem esculturas feitas com as plantas.

Campanha publicitária da WWF na França mostra floresta tropical em que espécies ameaçadas como pantera....


(articleGraphicCaption)....e tucano estão escondidos, como mostra a figura acima que indica a posição de todos os bichos


Os animais camuflados na imagem são um elefante, um coala com um filhote nas costas, uma pantera, uma preguiça, um orangotango, um tigre, um tucano, um crocodilo, uma iguana, um chimpanzé, um papagaio, um javali e uma jiboia.

Eles estão escondidos de várias formas: um tronco de uma árvore pode ser um dos animais, uma folhagem com detalhes pode ser outro.

Os cartazes fazem parte de uma campanha da WWF que alerta para os danos causados pelo desmatamento e visa levar o público a refletir sobre o número de animais que podem ser extintos se o desmatamento continuar.

As imagens foram espalhadas no sistema de metrô de Paris e também publicadas na revista Lonely Planet.

Uma das criadoras da campanha, Marine Garcia, da agência Marcel, afirmou que quatro artistas trabalharam meticulosamente no cartaz para tentar esconder os animais sem fazer com que seus contornos se perdessem totalmente, para que o público tivesse que se esforçar para vê-los.

"O objetivo deste cartaz é fazer com que as pessoas saibam que o desmatamento não mata apenas árvores, está matando a vida selvagem também. Os animais estão escondidos pois, em breve, podemos não vê-los mais", afirmou.


FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1033453-campanha-do-wwf-esconde-especies-ameacadas-em-floresta.shtml

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

BRASIL, LÍDER NA RECICLAGEM DE LATA DE ALUMÍNIO

A lata é 100% reciclável, e o produto dessa transformação pode ser usado para os mesmos fins de armazenagem originais.

As latas de alumínio para bebidas têm uma posição de grande importância na reciclagem, pois além de terem grande consumo, têm ciclo de vida muito inferior a outros produtos de alumínio.

O Brasil tem se mantido por vários anos como líder mundial nesse tipo de reciclagem.



Além da manutenção das características físicas e comerciais do produto, outro fator que torna a reciclagem lucrativa é a economia de energia e matéria-prima (bauxita).

Os benefícios desse tipo de reciclagem vão muito além dos benefícios sociais e econômicos, favorecendo o meio ambiente, pois em seu processo de reciclagem utiliza o equivalente a 5% de energia elétrica, liberando também esse mesmo percentual nas emissões de gases de efeito estufa.

O que se conhece é que , atualmente, uma latinha de alumínio para bebidas, pode, supostamente em cerca de 30 dias, ser comprada em um mercado, utilizada, coletada, reciclada e voltar às prateleiras para o consumo. O que não acontece com as garrafas plásticas, que, depois de recicladas, não podem mais guardar alimentos.




Bom, agora você já sabe a importância da reciclagem das latinhas de alumínio para o meio ambiente, então que tal começar a fazer sua parte?

Depois de recolher as latas, esvazie-as bem.
Se possível, deixe-as secando.
Coloque-as dentro de sacos plásticos fechando-os bem.
Entregue nos locais de coleta (supermercados, cestos de coleta para reciclagem , etc.).




TEXTO: SUZANA TAVARES JÁCOME para IEPA - NATUREZA VIVA
FOTOS: GOOGLE IMAGES