sábado, 28 de janeiro de 2012

NOVIDADES DE MACEIÓ - ALAGOAS

OI PESSOAL, AGUARDEM MUITA NOVIDADE SOBRE NOSSA BIODIVERSIDADE, MUITAS FOTOS, PESQUISAS E MATERIAL EXCLUSIVO DO IEPA - NATUREZA VIVA PARA TODOS VOCÊS; MUITO SOBRE NOSSA REGIÃO NORDESTE, FAUNA E FLORA, BIOLOGIA MARINHA, CONVERSA COM O BIÓLOGO MARINHO, ALEXANDRE, QUE TRABALHA NAS ÁREAS DE PISCINAS DE CORAIS DE MACEIÓ, AL. É ISSO AÍ, O IEPA NATUREZA VIVA FAZENDO O MELHOR PARA QUE VOCÊ CURTA A BELEZA E DIVERSIDADE DA NOSSA FAUNA E FLORA. EM BREVE NO NOSSO BLOG.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

NOVA CAMPANHA DO WWF, MUITO CRIATIVA.

A organização ambientalista WWF lançou uma nova campanha publicitária na França na qual animais de espécies ameaçadas aparecem camuflados em uma floresta tropical.

O observador precisa encontrar os animais escondidos em meio à folhagem, como se fossem esculturas feitas com as plantas.

Campanha publicitária da WWF na França mostra floresta tropical em que espécies ameaçadas como pantera....


(articleGraphicCaption)....e tucano estão escondidos, como mostra a figura acima que indica a posição de todos os bichos


Os animais camuflados na imagem são um elefante, um coala com um filhote nas costas, uma pantera, uma preguiça, um orangotango, um tigre, um tucano, um crocodilo, uma iguana, um chimpanzé, um papagaio, um javali e uma jiboia.

Eles estão escondidos de várias formas: um tronco de uma árvore pode ser um dos animais, uma folhagem com detalhes pode ser outro.

Os cartazes fazem parte de uma campanha da WWF que alerta para os danos causados pelo desmatamento e visa levar o público a refletir sobre o número de animais que podem ser extintos se o desmatamento continuar.

As imagens foram espalhadas no sistema de metrô de Paris e também publicadas na revista Lonely Planet.

Uma das criadoras da campanha, Marine Garcia, da agência Marcel, afirmou que quatro artistas trabalharam meticulosamente no cartaz para tentar esconder os animais sem fazer com que seus contornos se perdessem totalmente, para que o público tivesse que se esforçar para vê-los.

"O objetivo deste cartaz é fazer com que as pessoas saibam que o desmatamento não mata apenas árvores, está matando a vida selvagem também. Os animais estão escondidos pois, em breve, podemos não vê-los mais", afirmou.


FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1033453-campanha-do-wwf-esconde-especies-ameacadas-em-floresta.shtml

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

BRASIL, LÍDER NA RECICLAGEM DE LATA DE ALUMÍNIO

A lata é 100% reciclável, e o produto dessa transformação pode ser usado para os mesmos fins de armazenagem originais.

As latas de alumínio para bebidas têm uma posição de grande importância na reciclagem, pois além de terem grande consumo, têm ciclo de vida muito inferior a outros produtos de alumínio.

O Brasil tem se mantido por vários anos como líder mundial nesse tipo de reciclagem.



Além da manutenção das características físicas e comerciais do produto, outro fator que torna a reciclagem lucrativa é a economia de energia e matéria-prima (bauxita).

Os benefícios desse tipo de reciclagem vão muito além dos benefícios sociais e econômicos, favorecendo o meio ambiente, pois em seu processo de reciclagem utiliza o equivalente a 5% de energia elétrica, liberando também esse mesmo percentual nas emissões de gases de efeito estufa.

O que se conhece é que , atualmente, uma latinha de alumínio para bebidas, pode, supostamente em cerca de 30 dias, ser comprada em um mercado, utilizada, coletada, reciclada e voltar às prateleiras para o consumo. O que não acontece com as garrafas plásticas, que, depois de recicladas, não podem mais guardar alimentos.




Bom, agora você já sabe a importância da reciclagem das latinhas de alumínio para o meio ambiente, então que tal começar a fazer sua parte?

Depois de recolher as latas, esvazie-as bem.
Se possível, deixe-as secando.
Coloque-as dentro de sacos plásticos fechando-os bem.
Entregue nos locais de coleta (supermercados, cestos de coleta para reciclagem , etc.).




TEXTO: SUZANA TAVARES JÁCOME para IEPA - NATUREZA VIVA
FOTOS: GOOGLE IMAGES

sábado, 7 de janeiro de 2012

PROGRAMA PROTEÇÃO AMBIENTAL

FOTOS DA EQUIPE DO PROGRAMA, EM AÇÃO!















PARQUE MUNICIPAL ROBERTO BURLE MARX - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP

O Parque Municipal Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque da cidade, criado em 1996, tem uma área verde extremamente bela. São 516 mil m², que forma um ambiente perfeito para curtir a natureza com a família, fazer piqueniques, caminhadas, com belíssimas árvores com seus troncos que são verdadeiras obras de arte da natureza.






Entre as espécies de plantas que você encontrará no parque estão lírio amarelo, alamanda, cana índica, strelitzia (ave do paraíso), sanchezia (sanquésia) , amoréia, entre outras. As árvores se destacam com as belíssimas Palmeiras Imperiais, figueiras “fícus beijamina” (que são árvores de grande porte), Pau-mulato, Umbus, Palmito Jussara e Araucárias e várias árvores frutíferas; e entre as espécies de plantas aquáticas estão as ninfeias, vitórias-régias e bananas d’agua.





O Parque era parte integrante da antiga Fazenda Parahyba e da Fábrica Tecelagem Parahyba , que foi a primeira indústria têxtil a se instalar em São José dos Campos.

Um local onde você pode fazer trilhas , curtir a beleza e diversidade da flora e encontrar facilmente espécies de animais como as capivaras, macacos, esquilos, garças e muitos outros.






Dentro do parque, existe ainda, o museu do folclore. Uma instituição aberta ao público, com acervos e exposições, vale a pena visitar. A casa da família Olivo Gomes e a Usina de Leite. Estes dois últimos prédios têm a assinatura do Arquiteto Rino Levi e painéis decorativos de autoria de Roberto Burle Marx, que também é responsável pelo paisagismo.





O endereço do Parque é Avenida Olivo Gomes, s/n - Santana
São José dos campos -SP



TEXTO E FOTOS: SUZANA TAVARES JÁCOME (IEPA -NATUREZA VIVA)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SACOLAS PLÁSTICAS, UM GRANDE PROBLEMA

O POLIETILENO, MATERIAL USADO PARA A FABRICAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS, TEM
COMO MATÉRIA-PRIMA, O PETRÓLEO, QUE NÃO É UM RECURSO RENOVÁVEL.
UMA DAS PERGUNTAS QUE MAIS ESCUTO É: "COMO VOU DESCARTAR MEU LIXO SEM AQUELAS SACOLINHAS?"

OK, ESSA É MESMO UMA BOA PERGUNTA. JOGAR O LIXO DIRETAMENTE NAS LIXEIRAS, CONTAMINAÇÃO NA CERTA. UTILIZAR CAIXAS DE PAPELÃO? BOM, É UMA BOA OPÇÃO, SE NÃO CHOVER, OU O PRÓPRIO LIXO NÃO PASSAR UMIDADE PARA O PAPELÃO, QUE RASGARÁ LIBERANDO LIXO NAS RUAS, E AÍ...CONTAMINAÇÃO, SUJEIRA E MAIS LIXO ROLANDO POR AÍ.

SE PARARMOS UM POUCO PARA PENSAR, NÃO É APENAS O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO LEVADO PELO PLÁSTICO QUE CAUSA PROBLEMAS AMBIENTAIS, MAS A EDUCAÇÃO, OU MELHOR DIZENDO, A FALTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE TODA A POPULAÇÃO, QUE LEVA À DESTINAÇÃO ERRADA DESSAS SACOLAS PLÁSTICAS.

O USO DE SACOLAS BIODEGRADÁVEIS É UMA DAS SOLUÇÕES, UMA VEZ QUE SÃO FEITAS DE MATÉRIAS-PRIMAS COMO O AMIDO DE MILHO, POR EXEMPLO. MAS DEVE-SE OBSERVAR QUE ESSAS SACOLAS TAMBÉM TÊM UM TEMPO DE VIDA ÚTIL, E DEPOIS DEVERIAM SEGUIR PARA USINAS DE COMPOSTAGEM, E NÃO EXISTEM MUITAS NO BRASIL.

JÁ OS SACOS DE LIXO, NORMALMENTE FEITOS DE MATERIAIS JÁ RECICLADOS POR DIVERSAS VEZES, DIMINUINDO O IMPACTO AMBIENTAL, SE UTILIZADOS DE FORMA RACIONAL, SÃO MENOS DESPERDIÇADOS.

O QUE CAUSA ESSA DIFERENÇA DE COMPORTAMENTO NA UTILIZAÇÃO RACIONAL E DESCARTE DO SACO DE LIXO E DA SACOLA PLÁSTICA, SEM DÚVIDA ALGUMA, DINHEIRO. SACOS DE LIXO TÊM QUE SER COMPRADOS, O QUE FAZ COM QUE AS PESSOAS O APROVEITEM DE FORMA MAIS ADEQUADA. JÁ AS SACOLINHAS, DISTRIBUÍDAS EM SUPERMERCADOS OU QUALQUER OUTRO LUGAR ONDE SE FAÇA UMA SIMPLES COMPRA, SÃO GRATUITAS...POR ISSO, SÃO MUITO DESPERDIÇADAS.

ATITUDE RESPONSÁVEL DIANTE DO PROBLEMA.

MOTIVOS PARA DIZER NÃO ÀS SACOLAS DE PLÁSTICO TEMOS MUITOS, MAS COMO DIZ O DITADO, UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS.





O MAIOR DEPÓSITO DE LIXO DO MUNDO, ESTÁ LOCALIZADO NO MEIO DO OCEANO PACÍFICO.




TEXTO: SUZANA TAVARES JÁCOME
IMAGENS: GOOGLE IMAGES