O Parque Municipal Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque da cidade, criado em 1996, tem uma área verde extremamente bela. São 516 mil m², que forma um ambiente perfeito para curtir a natureza com a família, fazer piqueniques, caminhadas, com belíssimas árvores com seus troncos que são verdadeiras obras de arte da natureza.
Entre as espécies de plantas que você encontrará no parque estão lírio amarelo, alamanda, cana índica, strelitzia (ave do paraíso), sanchezia (sanquésia) , amoréia, entre outras. As árvores se destacam com as belíssimas Palmeiras Imperiais, figueiras “fícus beijamina” (que são árvores de grande porte), Pau-mulato, Umbus, Palmito Jussara e Araucárias e várias árvores frutíferas; e entre as espécies de plantas aquáticas estão as ninfeias, vitórias-régias e bananas d’agua.
O Parque era parte integrante da antiga Fazenda Parahyba e da Fábrica Tecelagem Parahyba , que foi a primeira indústria têxtil a se instalar em São José dos Campos.
Um local onde você pode fazer trilhas , curtir a beleza e diversidade da flora e encontrar facilmente espécies de animais como as capivaras, macacos, esquilos, garças e muitos outros.
Dentro do parque, existe ainda, o museu do folclore. Uma instituição aberta ao público, com acervos e exposições, vale a pena visitar. A casa da família Olivo Gomes e a Usina de Leite. Estes dois últimos prédios têm a assinatura do Arquiteto Rino Levi e painéis decorativos de autoria de Roberto Burle Marx, que também é responsável pelo paisagismo.
O endereço do Parque é Avenida Olivo Gomes, s/n - Santana
São José dos campos -SP
TEXTO E FOTOS: SUZANA TAVARES JÁCOME (IEPA -NATUREZA VIVA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário