quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SACOLAS PLÁSTICAS, UM GRANDE PROBLEMA

O POLIETILENO, MATERIAL USADO PARA A FABRICAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS, TEM
COMO MATÉRIA-PRIMA, O PETRÓLEO, QUE NÃO É UM RECURSO RENOVÁVEL.
UMA DAS PERGUNTAS QUE MAIS ESCUTO É: "COMO VOU DESCARTAR MEU LIXO SEM AQUELAS SACOLINHAS?"

OK, ESSA É MESMO UMA BOA PERGUNTA. JOGAR O LIXO DIRETAMENTE NAS LIXEIRAS, CONTAMINAÇÃO NA CERTA. UTILIZAR CAIXAS DE PAPELÃO? BOM, É UMA BOA OPÇÃO, SE NÃO CHOVER, OU O PRÓPRIO LIXO NÃO PASSAR UMIDADE PARA O PAPELÃO, QUE RASGARÁ LIBERANDO LIXO NAS RUAS, E AÍ...CONTAMINAÇÃO, SUJEIRA E MAIS LIXO ROLANDO POR AÍ.

SE PARARMOS UM POUCO PARA PENSAR, NÃO É APENAS O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO LEVADO PELO PLÁSTICO QUE CAUSA PROBLEMAS AMBIENTAIS, MAS A EDUCAÇÃO, OU MELHOR DIZENDO, A FALTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE TODA A POPULAÇÃO, QUE LEVA À DESTINAÇÃO ERRADA DESSAS SACOLAS PLÁSTICAS.

O USO DE SACOLAS BIODEGRADÁVEIS É UMA DAS SOLUÇÕES, UMA VEZ QUE SÃO FEITAS DE MATÉRIAS-PRIMAS COMO O AMIDO DE MILHO, POR EXEMPLO. MAS DEVE-SE OBSERVAR QUE ESSAS SACOLAS TAMBÉM TÊM UM TEMPO DE VIDA ÚTIL, E DEPOIS DEVERIAM SEGUIR PARA USINAS DE COMPOSTAGEM, E NÃO EXISTEM MUITAS NO BRASIL.

JÁ OS SACOS DE LIXO, NORMALMENTE FEITOS DE MATERIAIS JÁ RECICLADOS POR DIVERSAS VEZES, DIMINUINDO O IMPACTO AMBIENTAL, SE UTILIZADOS DE FORMA RACIONAL, SÃO MENOS DESPERDIÇADOS.

O QUE CAUSA ESSA DIFERENÇA DE COMPORTAMENTO NA UTILIZAÇÃO RACIONAL E DESCARTE DO SACO DE LIXO E DA SACOLA PLÁSTICA, SEM DÚVIDA ALGUMA, DINHEIRO. SACOS DE LIXO TÊM QUE SER COMPRADOS, O QUE FAZ COM QUE AS PESSOAS O APROVEITEM DE FORMA MAIS ADEQUADA. JÁ AS SACOLINHAS, DISTRIBUÍDAS EM SUPERMERCADOS OU QUALQUER OUTRO LUGAR ONDE SE FAÇA UMA SIMPLES COMPRA, SÃO GRATUITAS...POR ISSO, SÃO MUITO DESPERDIÇADAS.

ATITUDE RESPONSÁVEL DIANTE DO PROBLEMA.

MOTIVOS PARA DIZER NÃO ÀS SACOLAS DE PLÁSTICO TEMOS MUITOS, MAS COMO DIZ O DITADO, UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS.





O MAIOR DEPÓSITO DE LIXO DO MUNDO, ESTÁ LOCALIZADO NO MEIO DO OCEANO PACÍFICO.




TEXTO: SUZANA TAVARES JÁCOME
IMAGENS: GOOGLE IMAGES

Nenhum comentário:

Postar um comentário